Filosofia



Filosofia do Colégio Santo Antônio

O Colégio Santo Antônio é parte da realização de Monsenhor Ângelo Angioni, fundador do Instituto Missionário
Coração Imaculado de Maria, do qual nós irmãs da Comunidade “Domus Mariae” fazemos parte. Monsenhor Ângelo escreve em seu Plano Missionário - 1949: “Querendo uma Diocese satisfazer todos os anseios de uma vida espiritual intensa dentro e fora de seu território, deverá pelo menos possuir, entre outras comunidades, uma Congregação feminina de Vida ativa que se dedique a catequização e formação cristã em Escolas Paroquiais e Colégios Diocesanos”.

Escreve ainda “A Escola Paroquial, sem descuidar a tenra planta da vocação, formam as almas daqueles que deverão ser os pais de família. Para aqueles que deixam os estudos depois do curso primário, essa formação cultural e moral é definitiva: pelo resto da vida serão eles o que eram, ao deixar a Escola Paroquial”

Com esse desejo, o Colégio Santo Antônio preza por uma educação de qualidade, tendo por diferencial o resgate de valores morais e cristãs que caíram no esquecimento e que, neste tempo de modernidade, urge a necessidade de serem resgatados para que se tenha uma sociedade justa e equilibrada .

Um grande inspirador de Monsenhor Ângelo Angioni para as Escolas Católicas foi Dom Bosco, um grande santo que trabalhava com crianças e adolescentes e tinha como lema: “é melhor prevenir do que remediar”.

Também nós, irmãs do Colégio Santo Antônio, inspiradas em Monsenhor Ângelo Angioni e, por consequência ,em Dom Bosco, aplicamos esta filosofia de trabalho. Prevenimos sempre, com orientações, correções, conselhos e reflexões para que nossos alunos pensem sempre antes de agir, pensem nas consequências de suas ações. Esta filosofia tem contribuído muito na qualidade e no crescimento de nosso Colégio. Os que nele entram inspiram um ar de tranquilidade e paz, não de um ambiente alienado às realidades externas, mas de um ambiente maduro, consciente e equilibrado que resolve e ensina seus alunos a resolverem os conflitos com a Razão e a Fé, com inteligência e com a sabedoria que vem de Deus.

|

Nenhum comentário:

Copyright © 2012. CSA Rio Preto - All Rights Reserved